top of page

Vamos falar sobre o Luto?

  • Foto do escritor: Equipe Psicoative
    Equipe Psicoative
  • 23 de mar. de 2018
  • 1 min de leitura

Por: Virgínia Tubio

Um assunto muito difícil, ainda mais hoje que parece, que este processo está cada vez mais "proibido".

Diante de uma perda, seja ela por um ente querido, um animal de estimação ou até mesmo um trabalho ou relacionamento a pessoa se percebe em um mundo paralelo, enquanto o mundo segue ao seu redor. Muitas vezes, parece injusto que a vida siga em frente, enquanto o coração está apertado, com falta de algo, de alguém.

Hoje, cada vez mais, vivemos sobre o poder da Felicidade Eterna, em que não se pode sofrer, chorar, recolher... estamos rodeados por influências que não nos deixam entender, elaborar este momento que por si só, já é muito difícil.

Contudo, sim é importante que a pessoa possa expressar sua dor, suas frustrações, seu sofrimento, que tenha seus sentimentos aceitos.

O luto é um processo de mudanças e descobertas, que não imaginávamos. A partir do momento em que podemos "viver o luto", podemos descobrir formas de viver sem aquela pessoa/coisa, e a dor se transforma em saudade, uma parte de nós também morre junto, mas outra nasce para que consigamos não há uma regra.

Ressignificar a vida é preciso, para não "Vivermos em luto", assim como uma ferida que precisa de cuidados para cicatrizar, este momento também precisa ser encarado, cuidado para se tornar saudade.

Ser feliz, não significa viver sem dor, mas sim entende-la.

 
 
 

Commenti


Av. Engenheiro de Armando Arruda Pereira, 2937 cj 115 Bl C

Jabaquara, São Paulo/SP- Cep: 04309-011

psicoative@psicoative.com 

(11) 2371.0002 ou (11) 96955.1020

bottom of page